top of page

Terraform: Inovação e sustentabilidade dentro de casa

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Quantas vezes você já pensou no que poderia fazer para ajudar a cuidar do meio ambiente? Com o passar dos anos, parece que há cada vez mais possibilidades à nossa disposição. Então é bastante claro que vontade existe de sobra! O que nos resta mesmo é nos mantermos sempre ligados nas novidades. Vejamos um exemplo: o descarte do lixo orgânico. Quando feito incorretamente, ele produz gás metano, um dos causadores do efeito estufa. Além do chorume, um líquido proveniente da decomposição da matéria orgânica, que ao se misturar com resíduos sólidos contaminados, se torna altamente prejudicial ao solo e aos lençóis freáticos. Sem contar que os restos de comida também atraem animais vetores de doenças. 56% do lixo do Brasil é orgânico e muito dele ainda não é tratado como se deve. Como podemos reverter isso? Existem diversas alternativas. Você conhece as soluções para transformar o seu lixo em adubo? A reciclagem de lixo orgânico dentro de casa vai das opções mais tradicionais, como a compostagem com minhocas, até a transformação do lixo em gás, como os biodigestores.



Porém, se você está lendo este blog, talvez esteja a procura de novas alternativas!

Em 2017, também pensamos em uma forma de contribuirmos com a causa ambiental. Porque sabemos que as inovações tecnológicas têm grande potencial e às vezes são o que faltam para as pessoas poderem ajudar a tornar o mundo mais verde. O projeto era o seguinte: ser capaz de reduzir o descarte incorreto de resíduos orgânicos em pouco tempo e ocupando pouco espaço!. Foi a partir dessa inspiração que surgiu a Terraform Kitchen. Um utensílio doméstico que transforma os restos de alimentos em adubo! E quem somos nós? Somos parte do grupo Topema Cozinhas Profissionais, que já vem atuando no mercado há 55 anos, trazendo inovações e equipamentos de qualidade para diversos tipos de cozinhas industriais. E como uma empresa 100% brasileira, temos muito orgulho em trazer mais um lançamento, desta vez para o ambiente residencial! Porque o consumo sustentável tem que chegar em todo mundo, certo? Este post vai explicar tudinho para você!



Terraform: o conceito por trás do nome

Terraform ou Terraformação em português, se refere a um processo pelo qual se transformaria certos aspectos de um planeta, lua ou outro corpo celeste. Como sua atmosfera, ecologia, topografia ou temperatura. Ou seja: essas mudanças seriam causadas de maneira intencional por tecnologias desenvolvidas pelo homem. Mas há outra questão também: por qual razão essa alteração seria promovida? A Terraformação é pensada para que um determinado planeta, por exemplo, ganhe características semelhantes às da Terra. Em outras palavras: que assim como nosso lar, ele também possa ser habitado por vida. Marte é o planeta muitas vezes considerado para passar pelo processo, ainda que a viabilidade da realização da Terraformação precise ser verificada com maior cuidado. De qualquer forma, se precisaria de um alto valor em investimento, de muito tempo e, também, de tecnologias mais avançadas (além de um planeta que seja melhor candidato). Mas pense melhor: será que realmente precisamos considerar essa ideia? A ideia de transferir toda a raça humana para outro planeta porque não cuidamos da Terra como ela merece? De fato, isso seria o mesmo que escolher outro planeta no qual poderíamos reproduzir os mesmos erros. Iríamos repeti-los até que precisássemos nos mudar novamente. Imagine se mudar para uma nova casa com a intenção de destruí-la. Não faz muito sentido, não é? O que faz sentido é transformarmos a própria Terra. Nós vivemos nela e não podemos continuar pensando na possibilidade de descartá-la. O Aquecimento Global avança e a sustentabilidade há muito deixou de ser apenas uma ideia bonita. Precisamos nos reinventar e inovar. Colocar em prática a mudança. Precisamos ser responsáveis. A Terraform foi criada porque a Topema acredita na transformação do nosso planeta por meio da sustentabilidade.



Como funciona a Terraform?

A Terraform é uma recicladora que leva de 4 a 12 horas para transformar os resíduos orgânicos em um adubo super nutritivo e de alta qualidade. O processo de redução se dá por meio do controle que o equipamento exerce sobre a umidade, a temperatura, assim como a aeração do composto nele colocado. A redução do volume do lixo chega a até 90% e os tipos de alimentos que podem ser colocados são bastante variados. Com poucas exceções. Vejamos mais informações sobre isso a seguir.



Vale para qualquer resíduo orgânico?

A primeira coisa que você precisa saber é: quanto mais variados forem os alimentos colocados na recicladora, melhor. Isso faz com que o adubo seja mais nutritivo e também permita que o equipamento trabalhe no seu potencial máximo. Vejamos agora o que é recomendado e o que não é. Dividimos os alimentos em 3 categorias:

  • Sem restrições: verduras, legumes, vegetais, carnes, alimentos processados, alimentos cozidos, grãos e cascas;

  • Com moderação: guardanapo, frutas inteiras, caroços e ossos de galinha;

  • Não colocar: ossos bovinos e suínos, metal, vidro, pedra, plástico, papelão, tapioca e chocolate.


Percebemos, então, que na verdade os resíduos que não podem ser colocados na Terraform são, em sua grande maioria, resíduos não orgânicos! E atenção:

  • Evite colocar alimentos com muito açúcar sozinhos;

  • Evite colocar somente o mesmo alimento;

  • As frutas inteiras devem ser cortadas antes de serem inseridas na máquina;

  • Umidade em excesso também não é recomendada. Por isso, retire o excesso de água sempre que possível, ao espremer as frutas por exemplo.

E mais: a Terraform possui um filtro de carvão ativado que foi desenvolvido especialmente para evitar cheiros provenientes do processo.


A Terraform é difícil de usar?

Vamos te mostrar abaixo mais alguns detalhes sobre o equipamento e como utilizá-lo. Assim você pode comprovar que o objetivo dele é mesmo facilitar a sua vida! Confira:

  • Posicionamento: A recicladora não ocupa muito espaço. Ela é compacta! Tudo que você precisa fazer é encontrar um lugar arejado, bem nivelado e seguro para que possa colocá-la. Além disso, também é importante deixar pelo menos 15 cm entre o produto e outros aparelhos ou entre ele e a parede;

  • Voltagem: a máquina é bivolt, então você não precisa se preocupar em escolher entre uma tomada 110 ou 220;

  • Circulação de ar: os lacres do filtro de carvão ativado devem ser retirados.


Como utilizá-la passo a passo:

  • Abrir a tampa, pressionando as duas mãos sobre ela para baixo;

  • Inserir o resíduo com o balde acoplado;

  • A tampa deve ser fechada até o soar do clique do trinco;

  • Apertar o botão verde de energia: o LED acenderá;

  • Após o sinal sonoro pressione o botão preto;

  • Agora, ambos os LEDs acenderão;

  • A partir daqui, a Terraform já estará realizando o processo de transformação do lixo orgânico. Então, a tampa não poderá ser aberta até que ele termine;

  • Quando acabar, o LED de resistência desligará, mas o LED de ventilação continuará aceso por mais 1 hora. É nesse momento que o composto é resfriado, assim como os componentes, por segurança. É importante permitir que a máquina finalize esse ciclo;

  • A máquina desligará sozinha;

  • Caso o resíduo inserido possua muita umidade, um segundo ciclo pode ser necessário;

  • Pronto! Chegou a hora de desligar o botão verde de energia da máquina e retirar o balde com o adubo já finalizado!


Capacidade do equipamento

A capacidade da recicladora é de 5 litros, podendo suportar até 2 kg, e também temos a versão de 12 litros, suportando até 5 kg. Mas, para tornar isso mais fácil, existe uma indicação de volume máximo permitido dentro do próprio balde em que são colocados os resíduos. Sendo assim, preste bem atenção para não colocar além da capacidade máxima indicada, pois isso pode danificar o aparelho.



Como utilizar o adubo?

Como já dissemos, o resultado final que você obtém com a Terraform é um adubo rico em nutrientes. A partir daí, você é quem decide o que fará com ele: fertilizar as plantas do seu jardim? Talvez da horta? Seja qual for a sua ideia, vamos te dar algumas dicas de como melhor colocar o adubo na terra da sua casa: Primeiramente, a quantidade de adubo ideal a ser misturada à terra é de 1/4 de seu total, ou seja, para cada 3 copos de terra, por exemplo, você coloca 1 de adubo. Assim, conseguirá o melhor resultado. Além disso, o adubo possui uma alta concentração de nitrogênio, fósforo e potássio. Por isso, ele não deve ser colocado sobre a terra, mas ao fundo, como uma primeira camada.


Recapitulando… Quais são os benefícios da Terraform mesmo?

  • Reduz resíduo de maneira inteligente: redução em até 90% do volume do resíduo inserido;

  • Gera adubo;

  • Facilita a reciclagem caseira;

  • Tem fácil manuseio operacional;

  • É rapida: processo completo em até 12 horas;

  • Aceita grande variedade de alimentos;

  • Não tem odor;

  • É compacta: não ocupa muito espaço na sua casa e pode ser colocada na cozinha ou na área de serviço;

  • Faz uso de tecnologia ambientalmente correta;

  • Tem alto potencial transformador e sustentável. Realizando o processo de compostagem, você está contribuindo para reduzir os impactos causados pelo lixo orgânico quando descartado incorretamente;

  • Empresa 100% brasileira!


O potencial da recicladora é alto. Já sabemos. Mas sabe quem é que permite que a Terraform alcance o máximo desse potencial? Isso mesmo: você! Ficamos muito felizes que tenha lido até aqui. Isso mostra que a sua vontade de contribuir é poderosa! Está pronto para adquirir a sua recicladora? Vamos continuar essa conversa: clique aqui e fale conosco!

174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page