top of page

O papel do gerenciamento de resíduos em uma atitude mais consciente e sustentável

Atualizado: 14 de jul. de 2021

A coleta e o descarte de lixo desempenham um papel importantíssimo dentro da sustentabilidade, tanto no que diz respeito à preservação dos recursos naturais como também no que se refere ao bem-estar geral da população mundial. Por isso, decidimos trazer este blog para que possamos discutir um pouco mais sobre o quanto é fundamental um gerenciamento de recursos consciente. Confira com a gente:


O gerenciamento de resíduos: enterrar o lixo é o suficiente?


Há milhares de anos, os seres humanos já colocavam em prática o próprio gerenciamento de resíduos. Ainda que de uma forma bastante primitiva. Tratava-se de algo muito simples: cavar um buraco e enterrar o lixo. Naquela época essa técnica era eficaz porque ajudava a evitar a presença de insetos e roedores que espalhariam doenças. Além disso, a população em nada se comparava com o que temos atualmente. Era um número relativamente reduzido. Então, não se produzia tanto lixo. Logo, essa forma de gerenciamento era o suficiente para lidar com todos os resíduos.

No mundo moderno, porém, o ato de simplesmente enterrar o lixo produzido, que é o que acontece quando são enviados aos aterros sanitários, não faz mais sentido. Como vimos, os humanos primitivos produziram pouquíssimo lixo, e ele ainda se biodegradava com muita facilidade. Afinal, além de pouco, era um tipo diferente de material. Agora precisamos lidar com uma quantidade assustadora e que tampouco se degrada com rapidez e facilidade.

Mesmo o lixo orgânico não deveria ser enterrado. E a razão para isso é que, durante sua decomposição, por haver uma grande quantidade de resíduos se decompondo sem receber oxigênio, ele acaba gerando um gás prejudicial. O metano, que é um dos causadores do efeito estufa, Além de gerar também o chorume, um líquido tóxico que contamina o solo e as águas subterrâneas do local.

Isso significa que a natureza perde em dobro: além de ter seus recursos retirados em quantidades além do que é capaz de repor, quem acaba voltando é o lixo, que polui e mata o ecossistema.


Gestão consciente: reduzir, reutilizar e reciclar!

Nos dias de hoje, o gerenciamento adequado de resíduos passou a ser uma grande preocupação. O aumento da população do planeta tem gerado uma quantidade cada vez maior de lixo. E muito desse lixo ainda é enviado aos aterros. Embora esse método esteja longe de ser a solução que precisamos. Ao contrário. Esses resíduos devem ser bem gerenciados e reaproveitados.

Quando o propósito de um produto é cumprido, ele se torna um resíduo. Desde os aparelho eletrônicos até as compras que realizamos no mercado semanalmente… Esse é um tipo de pensamento que não pode ser levado adiante.

Uma gestão de resíduos em larga escala precisa ser aplicada. E para isso os 3 Rs da sustentabilidade são indispensáveis: reduzir, reutilizar e reciclar!

Então vamos nos perguntar: nós estamos consumindo só o que precisamos ou o excesso já se tornou uma rotina? Será que o que consideramos lixo é realmente lixo e nada além disso? Será que esse mesmo lixo não pode ser transformado em algo útil para o nosso dia a dia?


Benefícios de uma gestão de resíduos adequada


Econômico

O gerenciamento de resíduos compreende a coleta, a classificação, o tratamento e a reciclagem. Quando realizado da maneira certa, pode resultar em uma valiosa fonte de energia ou se transformar em recursos tão valiosos quanto, uma vez que não precisamos recorrer apenas à natureza para obtê-los. Dessa forma, fica evidente que essa gestão possui um imenso potencial, capaz de movimentar a economia de uma maneira consciente.


Social

Além de gerar empregos, um gerenciamento de resíduos consciente traz ainda uma melhor qualidade de vida para as populações locais. Já que o despejo incorreto de lixo, assim como uma coleta inadequada, envolve condições precárias de higiene e também envolve riscos à saúde.


Ambiental

A maior vantagem da gestão sustentável de resíduos é a redução dos impactos negativos causados ao meio ambiente. Ao agir de forma consciente, ajudamos a melhorar a qualidade do ar e da água, a diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Bem como combater a poluição geral causada pelo descarte incorreto.

Percebeu como o gerenciamento de resíduos é importante? A mudança de hábitos não acontece de uma hora para outra, mas precisamos dar o primeiro passo.


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page