top of page

Dia Mundial do Meio Ambiente: Comemoração ou Reflexão?

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente desde 1974. A data tornou-se uma plataforma vital para sensibilizar pessoas e promover ações em prol do meio ambiente ao redor do mundo. Apesar de vista como comemorativa, seu principal objetivo é propor um momento de reflexão dos nossos hábitos e que consequências trazem para o nosso planeta.




O tema deste ano é “Uma Só Terra” e tem como foco a vida sustentável em harmonia com a natureza. A Suécia foi o país escolhido para sediar a data em 2022, que marcará os 50 anos desde a primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano (a Conferência de Estocolmo) — que levou a criação do Programa das Nações Unidas


Hoje, mais de 150 países participam da comemoração a cada ano, sempre sob a liderança da PNUMA. Grandes empresas, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam esse marco para defender e alertar para causas ambientais.


Rico em biodiversidade, o Brasil é sempre um dos principais países nas pautas internacionais sobre a preservação do meio ambiente. O território nacional abriga a maior extensão de floresta tropical do mundo e 12% das reservas de água doce. No entanto, a cada ano a situação parece mais crítica, com espécies entrando em extinção e as muitas consequências climáticas provenientes do aquecimento global.


Portanto, é urgente que a população olhe para os hábitos e pense como pode começar a mudá-los. Pequenas atitudes, como separar o lixo reciclado, já causam grandes efeitos. Um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) revelou que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Além disso, 56% do lixo produzido no Brasil é orgânico e ainda não é tratado como se deve.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, pense como pode contribuir para um planeta mais limpo. Lembre-se, vivemos em #UmaSóTerra.


Para saber mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente 2022 e as ações promovidas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, visite o site oficial da campanha.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page