top of page
  • avancine

Compostagem: O que é?

Você sabe o que é compostagem? E qual a diferença entre a compostagem tradicional e a Terraform Kitchen, uma de suas alternativas?




Compostagem é um processo biológico de decomposição e reciclagem de resíduos sólidos orgânicos como frutas e verduras, por fermentação natural, com o auxílio de minhocas ou micro-organismos (fungos e bactérias), transformando-os em um composto (uma espécie de terra) muito rico em nutrientes. É uma forma de reutilizar os restos de comida que não podem mais ser utilizados de outra forma. Ela pode ser feita dentro de casa em baldes ou caixas próprias para essa finalidade. O composto gerado pelo processo pode ser utilizado como adubo para hortas, jardins, plantas em vasos e enriquecimento de solos degradados.


O processo é simples, você coloca o que iria para o lixo na composteira e o processo transformará os descartes em um adubo natural. A compostagem tradicional pode ser feita de duas maneiras: com minhocas (vermicompostagem) ou com microorganismos (compostagem seca). Apesar da diferença no tempo de compostagem, os processos geram resultados semelhantes - um composto líquido de cor preta e outro sólido. Ambos podem ser utilizados para adubar plantas e vasos.


A compostagem é cada vez mais comum e é uma ótima alternativa para a matéria orgânica, que pode ter um outro destino final em vez das lixeiras. Esse motivo, aliás, deveria ser o principal para convencer qualquer pessoa a repensar o seu descarte de lixo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (manual Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos), cerca de 50% dos resíduos orgânicos gerados no Brasil são orgânicos e poderiam, tranquilamente, ser reciclados em casa ou em escala industrial.


Se você ficou interessado em compostar, saiba que hoje em dia existem alternativas, especialmente para pessoas que moram em espaços pequenos, às composteiras tradicionais.


TERRAFORM KITCHEN

A Terraform é uma recicladora que leva de 4 a 12 horas para transformar os resíduos orgânicos em um adubo super nutritivo e de alta qualidade. O processo de redução se dá por meio do controle que o equipamento exerce sobre a umidade e a temperatura, assim como a aeração do composto nele colocado. A redução do volume do lixo chega a até 90% e os tipos de alimentos que podem ser descartados na máquina são bastante variados, com poucas exceções.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page