top of page

Consumindo com consciência: como reduzir a produção de lixo orgânico

Quer contribuir para a causa ambiental, mas não sabe como? Pode ser mais simples do que você imagina. Comece buscando maneiras de reduzir — ou até mesmo evitar — o desperdício de materiais inorgânicos como papel, alumínio, vidro e cuide também da produção excessiva de lixo orgânico.



Foto: Getty Images/iStockphoto


O desperdício é uma questão social, visto que a fome é um mal grave que ainda está longe de ser superado e também de saúde pública uma vez que quando enviado para os aterros sanitários, os resíduos orgânicos se tornam altamente poluentes. Eles liberam gases que contribuem com o efeito estufa, além de produzir chorume — um líquido tóxico que contamina à terra e os lençóis freáticos.


Separamos abaixo algumas sugestões de como reduzir o desperdício de alimentos e limitar a quantidade de resíduos enviados para aterros.


  1. Reduza o consumo

A consequência óbvia da redução da quantidade de alimentos comprados, é uma redução no volume de lixo orgânico produzido. Mas como fazer isso, na prática? Comece a planejar as suas refeições com dias de antecedência (ou, quem sabe, para um período maior, dependendo da frequência com que você vai ao mercado). Dessa forma, você passa a comprar, na medida do possível, apenas os ingredientes necessários e que de fato serão utilizados. Além de evitar desperdício, você ainda economiza dinheiro!


  1. Receitas criativas

Reaproveite as sobras de alimentos em novas receitas, para que nada seja desperdiçado. Tudo que você precisa é apostar na criatividade ou procurar dicas e sugestões pela internet. Ela está repleta de ideias para todos os gostos!


  1. Transformando lixo orgânico em adubo

O fertilizante gerado a partir do lixo orgânico se transforma em uma substância rica perfeita para adubar o solo com altos níveis de nutrientes. Assim, até mesmo uma terra empobrecida — e infértil — pode ser recuperada. E com isso também descartamos o uso dos fertilizantes químicos, prejudiciais para nós e para a natureza.


A forma mais conhecida de se criar adubo é através da compostagem. Um processo pelo qual os restos de alimentos, plantas e outros materiais orgânicos são umedecidos e reunidos em um recipiente adequado. Assim, bactérias, outros microrganismos e, comumente, minhocas, realizam a decomposição dos resíduos resultando em um húmus rico em minerais e nutrientes.


A compostagem tradicional é apenas uma das alternativas. Existem também formas de fazer uso da tecnologia para transformar lixo orgânico de maneira prática e simples.


Seja qual for a sua escolha, optar pela produção de adubo traz uma série de vantagens:

_Uma quantidade menor de lixo orgânico é enviado para os aterros;

_O adubo produzido enriquece o solo;

_Ganhamos a oportunidade de cultivar um jardim ou uma horta com um adubo rico em nutrientes;

_Desperdiçamos menos comida.


O consumo desenfreado precisa ser repensado. Fazer o que estiver ao seu alcance para mudar esse cenário já significa um ganho enorme para o meio ambiente!


37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page