5 hábitos saudáveis para fazer a diferença

Você sabia que a adoção de práticas simples pode transformar o seu dia-a-dia em uma rotina sustentável? Reunimos 5 sugestões de novos hábitos que fazem muita diferença!


Foto: Erin Wengrovius / Divulgação



1. REUTILIZE MAIS

Quanto mais compramos, mais recursos são retirados da natureza, e mais lixo é gerado. Já quando reutilizamos um produto, prolongamos a sua vida útil e contribuímos para a economia de recursos. Oferecer um novo propósito para produtos é a maneira mais sustentável de repensar o consumo.

2. ADOTE A COMPOSTAGEM NA SUA VIDA

Imagine transformar todo o lixo orgânico que você produz em adubo? O que antes era um processo para poucos, por ser demorado e trabalhoso, agora pode ser adotado por qualquer pessoa, mesmo com pouco tempo e pouco espaço. Esse é um hábito sustentável importantíssimo já que, infelizmente, os alimentos descartados indevidamente poluem tanto quanto o lixo não-orgânico.

3. FOQUE NA ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA

Economizar energia e água são dois hábitos sustentáveis conhecidos por todos. Afinal, muito já se falou do quanto é necessário poupar esses dois recursos. A água não é ilimitada, como muitos pensam. E a energia, para ser gerada, causa danos à natureza — assim como o tratamento da água.

Essa prática não é boa somente para o bolso, mas também para o meio-ambiente. E pode ser incluída no dia-a-dia com simples e já conhecidas medidas. Reduza o consumo de energia aproveitando ao máximo a luz do sol. Troque suas lâmpadas tradicionais pelas de LED - elas duram por muito mais tempo e demandam uma quantidade muito menor de energia para funcionar. Controle seu consumo de água evitando banhos longos. Evite utilizar mangueira e não deixe a torneira aberta quando a água não é necessária!

4. DIGA NÃO AOS DESCARTÁVEIS

Já reparou na enorme quantidade de itens descartáveis com os quais entramos em contato no dia-a-dia? Seja no restaurante (ou delivery), no trabalho ou na festinha de aniversário: apesar de alguns pequenos avanços, o uso de produtos descartáveis como talheres, copos, pratos e outros, ainda é regra na maioria dos estabelecimentos. Sempre que possível diga não aos descartáveis. Seja carregando sua própria garrafa de água ou recusando talheres e canudos de plástico no restaurante, cada atitude ajuda a reduzir a quantidade de plástico no lixo.

5. EVITE O TRANSPORTE INDIVIDUAL

Cada veículo em funcionamento nas ruas significa mais gás carbônico sendo despejado na atmosfera. Com o passar dos anos o número de veículos em grandes cidades só aumenta e o combate ao aquecimento global se torna algo cada vez mais urgente. Por isso, tente pegar carona ou dar carona. Caminhe quando a distância não for tão grande. Utilize o transporte público, ou invista em uma bicicleta. Toda opção é válida!

Quais desses hábitos sustentáveis já fazem parte da sua vida? Lembre-se: cada pequena atitude faz uma grande diferença!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo